segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Autismo e Superação.


Neste final de semana a AMA Blumenau e Micro Região, promoveu mais um encontro tendo como objetivo mor à palestra da Anita Brito e do seu filho Nicolas Brito Sales.

Anita Brito

A palestra teve inicio com a Anita, onde a mesma contou sua história de amor e perseverança, sendo que o que chamou a atenção foi o quanto o autismo interfere na vida das famílias e o quanto a sociedade como um todo tem a aprender sobre este universo chamado autismo.

Dentre as diversas situações narradas, uma mereceu uma atenção especial o fato de que hoje Nicolas com 14 anos tem seus hábitos aos quais seguem uma rotina pré-determinada, e cerca de duas semanas atrás Anita reuniu-se com seus familiares em uma confraternização e Nicolas pediu para ir para casa, neste intervalo de tempo entre o cantar dos parabéns e a rotina de Nicolas o que se sucedeu foi um stress desnecessário ao garoto. Culminando assim, de acordo com a Anita em duas semanas sofridas.

E nesta hora é importante salientar o quanto é necessário à família compreender que o autista tem seus hábitos e como tal devem ser respeitados, pois como disse a Anita: “Quem irá segurar o rojão, somos nós em casa”.

A dica final da palestra de Anita fica na sua frase: Tudo só é 100% possível se você tentar 100%.”  Autismo: O mistério está em ignorar que existe. Informe-se!

Nicolas Brito Sales

Com certeza um dos momentos mais especiais, que nos fez repensar e muito o que somos, más, principalmente ter a certeza de que o amor rompe barreias e nos ensina, deu-se com a palestra de Nicolas.

Um lindo jovem, que na sua simplicidade e carisma, ensinou o que é ser autista.
Durante a palestra ficou percebível e muito o tema central da palestra que pode ser resumido em “superação”, pois, a narrativa desta história recai e muito sobre este tema.

O ponto alto deu-se com a inocência de Nicolas, falando naturalmente: “Eu detesto lição de casa. Se escola não é lugar para dormir, então casa não é lugar para estudar!”

Neste momento todos literalmente caíram na gargalhada, enfim, quem disse que os autistas não podem ser bem humorados, não é?

Com a finalização da palestra, alguns dos que estavam presentes fizeram perguntas e terminou-se o evento com a seção de autógrafos.

Para finalizar, seria redundante dizer que o evento foi um sucesso, pois, o resultado é medido com o sorriso dos que estavam presentes e principalmente com o amor de Nicolas e Anita, que sirva de exemplo para todos nós.


Joca Breda. 


















Um comentário:

  1. Participar deste evento e ter a oportunidade de conhecer mãe e filho, Anita e Nicolas, foi muito enriquecedor. E gratificante foi ver meu filho se identificando e se descobrindo, isso é fantástico!! Parabéns AMA Blumenau !! Muito obrigada!!

    ResponderExcluir