sexta-feira, 21 de março de 2014

02 de Abril - Dia Mundial da Consciêntização do Autismo

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente).

Os sintomas ou sinais que levam ao diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) são inúmeros, mas nem todos vão desenvolver ou apresentar todos ou a grande maioria deles. Também a questão intelectual é muito diversificada, alguns autistas são muito inteligentes enquanto outros podem apresentar déficit de atenção, e a questão da comunicação também pode surpreender com alguns falando perfeitamente e outros que nunca falarão.

Sendo assim, um dos símbolos do autismo é a fita da foto abaixo, onde o padrão quebra-cabeça simboliza justamente a complexidade e o mistério do autismo, e onde as diferentes cores e formas representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com esta síndrome.





Outra convenção adotada é a cor que simboliza o autismo, a cor azul, que foi adotada pela maior incidência de diagnósticos em meninos, cerca de 4 meninos para 1 menina diagnosticada (4:1).

Em dezembro de 2007 foi decretado pela ONU que todo dia 2 de abril seria o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, e no Brasil, só a partir de 2011 é que esta data foi mais amplamente divulgada com caminhadas e encontros em prol da divulgação de informações sobre o autismo na luta por mais direitos e menos preconceito, incluindo a iluminação de azul de grandes monumentos como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, a Ponte Estaiada em São Paulo, os prédios do Senado Federal e do Ministério da Saúde em Brasília, o Teatro Amazonas em Manaus, entre muitos outros.




Mas e qual o significado de conscientizar?

Pelo dicionário: “dar ou tomar consciência de”.

Assim, aproveitamos o dia 2 de abril, para formalizar nossas lutas e divulgar informações sobre o autismo, atitudes que já são difundidas durante todos os outros dias do ano, mas que estão em destaque na mídia neste dia.

O que precisamos conscientizar?

Que nossos autistas não gostam de viver no mundo deles, eles apenas não sabem como interagir. Que eles não são mal educados, às vezes eles não compreendem o que esperamos deles. E principalmente divulgar a complexidade de graus que envolvem esta síndrome, tornando cada indivíduo diagnosticado como único.

Já foi bem mais difícil lidar com as diferenças em nossa sociedade, no século passado os autistas eram escondidos em casa ou internados em instituições, e por isso muitos pais e professores de crianças diagnosticadas nunca tiveram contato com informações ou outros autistas, e por isso muitos mitos e rótulos aprendidos em filmes ou histórias.

Hoje se prega que ser diferente é normal, pois cada pessoa é única, e os autistas precisam de tratamento e atenção diferenciada na aprendizagem, mas não podemos esquecer que cada autista é uma pessoa única, não apenas um diagnóstico, com personalidade, defeitos e também muitas qualidades que as oportunidades são capazes de fazerem florescer.


Por isso no dia 2 de abril aproveite para usar a cor azul em sua roupa e divulgar os sintomas do autismo em sua comunidade, prédio, empresa e escola ou simplesmente para seus familiares.
Em Blumenau vamos nos encontrar no dia 2 de abril às 14hrs na Praça Dr. Blumenau, no centro da cidade, para divulgar o autismo conversando com a comunidade e entregando folders.

Faça a sua parte também! Participe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário